terça-feira, 18 de novembro de 2014

Laicato reúne profissionais cristãos leigos


A fim de conscientizar os leigos sobre seu papel na sociedade, uma iniciativa da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, reuniu profissionais, entidades e expressões laicais para um encontro de profissionais cristãos, realizado em Brasília, de 7 a 09 de novembro. Segundo o presidente da comissão, dom Severino Clasen, bispo de Caçador/SC, “é de interesse para o laicato reunir todos os profissionais, cristãos leigos e também suas entidades, expressões, movimentos, associações e os profissionais liberais para uma reflexão sobre o papel e a missão deles na Igreja e no mundo”. O bispo também ressalta que a comissão está preocupada em fazer com que os leigos sejam protagonistas na evangelização na Igreja e no mundo.


Cerca de 40 participantes, das mais diversas profissões, representaram os regionais da CNBB e os estados do Brasil. À luz do tema “O profissional cristão e sua missão no mundo atual – esperanças e desafios”, o encontro teve início com uma reflexão apresentada pelo secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à Conferência, Pedro Gontijo, que avaliou os profissionais cristãos na realidade. O secretário mostrou a importância da atuação dos profissionais como cristãos e insistiu na relação entre testemunho e ação.


Entre os profissionais presentes estavam advogados, terapeutas, enfermeiros e professores, que partilharam as atuações em suas respectivas profissões. O encontro abordou ainda os desafios para a evangelização no âmbito do trabalho, elegendo a dificuldade de evangelização nesses ambientes como um desafio a ser enfrentado.


A iniciativa quis propor uma rede entre os profissionais cristãos e suas entidades e ainda reforçar a profissão como campo de missão dos cristãos católicos como sujeitos, no âmbito de uma Igreja “em saída”, como sugere o papa Francisco.


De acordo dom Severino, “a Igreja tem esquecido algumas categorias, e nós, do laicato, temos esse interesse de ir de encontro para que se sintam acolhidos e amados pela Igreja”. Segundo o bispo, “é muito importante ouvir os profissionais cristãos, deixá-los partilhar suas experiências, testemunhos, porque isso aproxima, e quando nos aproximamos, despertamos o diálogo e muitas coisas podem ser esclarecidas. Nós queremos um mundo mais fraterno, de mais diálogo, com mais justiça.”, conclui.


Dom Severino afirmou que os participantes elogiaram a iniciativa da comissão, que pretende dar continuidade aos encontros com profissionais.


--
Fonte: Portal da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De acordo com a Justiça os autores do blog não estão livres de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos! Sem contar que comentários que difamem a Igreja, os autores, o Blog ou o personagem descrito na matéria são proibidos e serão excluídos!