terça-feira, 5 de agosto de 2014

Romaria da Solidariedade na região do Piauí afetada pela Mineração

Os moradores de algumas comunidades do sul do Piauí, a maioria gente humilde, como Baixio dos Belos e Contente, nos municípios de Curral Novo e Paulistana, no semiárido piauiense, respectivamente, além de enfrentarem problemas como a seca, ainda tem de lutar por suas terras, que estão sendo devastadas pela mineração. Os moradores dessa região estão temerosos em perder suas terras e ficarem desamparados sem ter para onde ir.


Nos últimos dias, o Baixio dos Belos, uma comunidade de aproximadamente cerca de 80 pessoas localizada a 40 quilômetros da sede Curral Novo, foi invadida por forasteiros dos mais diferentes tipos, colocando o povoado no “olho do furacão da mineração”. A maioria dos mineradores estão a procura de terras para especulação e se utiliza dos mais diferentes ardis para enganar a população desinformada. O povoado fica a menos de 9 quilômetros do local onde foi descoberta a maior jazida de ferro do Piauí e poderá desaparecer.


Preocupados com a situação, os moradores, recorreram à Igreja, no intuito de sensibilizarem as autoridades tanto em âmbito municipal, estadual e federal, para que eles vejam o tamanho da injustiça que esta sendo praticada pelos mineradores nessa região do Piauí, pois as famílias estão sendo expulsas das suas terras.


Em vista desse problema, teve início nesta segunda-feira (04), a primeira Romaria da Solidariedade, que tem como tema “Deus dos Peregrinos, dos pequeninos, Jesus Cristo Redentor”, realizada pela Diocese de Picos junto às famílias na zona do minério de ferra nos municípios de Curral Novo do Piauí, Simões e Paulistana. 


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De acordo com a Justiça os autores do blog não estão livres de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos! Sem contar que comentários que difamem a Igreja, os autores, o Blog ou o personagem descrito na matéria são proibidos e serão excluídos!