o ministério

Quem somos?
Somos estudantes, professores e funcionários de diversas faculdades do Brasil que respondem, de uma maneira renovada, aos crescentes desafios propostos pela Igreja Católica Apostólica Romana, como a Evangelização nas Universidades (Cf. Documento 94 - Vaticano).
 De onde viemos? 
Somos fruto da experiência de efusão do Espírito Santo em nossas vidas e também da reflexão mais profunda sobre o início da RCC oriunda da Universidade de Duquesne/USA. No livro Como um Novo Pentescostes você encontra a história do início da Renovação Carismática Católica.
 Onde Estamos? 
Em um local onde é transmitido o saber, defendidas teses com sexo livre, aborto, drogas e de onde saem as grandes lideranças políticas, econômicas e sociais do nosso país. Um local onde também surgem as idéias de duplicação de genes para fins benéficos, a descoberta de produtos químicos que melhoraram a produção de alimentos e alimentos mais saudáveis.
Portanto, um lugar onde se torna imprescindível o anúncio da Palavra de Deus, a fim de que as descobertas sejam usadas para o bem da humanidade e levando-nos a amar o nosso próximo, como Jesus nos amou!
Como Estamos? 
Atualmente, somos dezenas de Grupos de Oração Universitários - GOUs - em muitos estados brasileiros, que desenvolvem diversas atividades: calouradas cristãs, retiros, experiências de oração, trabalhos missionários e de solidariedade, discussões acadêmicas, dentre outros.
               Profissionais do Reino
Acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna só será  possível quando homens novos, formados à luz do Evangelho e ungidos pelo poder do Espírito, assumirem seus lugares na sociedade. E esses homens, em sua maioria, passam pelas universidades. Por isso, nos tem sido apresentado pela Igreja Católica o desafio da Evangelização nas Faculdades.

O sonho
“Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de vossa doutrina!...” (At 5, 28)
 Essa passagem bíblica mostra Jerusalém coberta da doutrina de Deus, mesmo diante das dificuldades e perseguições aos cristãos daquela época (aproximadamente ano 50 DC). 
Você consegue imaginar sua faculdade repleta da doutrina de Jesus, assim como em Jerusalém?
Você consegue pensar nos seus colegas participando do GOU com você?
Ver os professores e funcionários transformados pelo evangelho anunciado com poder e desassombro?
Foi refletindo sobre tudo isso que surgiu um sonho:  ver nossas universidades  renovadas pelo Espírito Santo e,  consequentemente, nossa sociedade renovada.



O Ministério surgiu como uma resposta da RCC ao desejo da Igreja em propor uma ação evangelizadora dentro das instituições de ensino, claramente expresso pelo apelo do Papa João Paulo II na carta Christisfidelis Laici: "A Igreja pede aos fiéis leigos pra guiados pela coragem e criatividade intelectual, estarem presentes nos lugares privilegiados da cultura, como sejam o mundo da escola e universidade, nos centros de pesquisa científica e técnica, nos lugares de criação artística e da reflexão humanista".




"Precisamos nos tornar árvores enraizadas em Deus, sustentadas por Cristo e movidas pela seiva do Espírito Santo. Só assim, produziremos frutos concretos!!!"